Linguagens de programação baseada em blocos
Linguagens de programação baseadas em blocos foram desenvolvidas de maneira que a construção de um programa se assemelha à montagem de um quebra-cabeça. Cada comando da linguagem é uma peça e um programa é uma sequência de peças que se encaixam.
Existem muitos ambientes de programação para linguagens baseadas em blocos. Neste projeto estamos usando os simuladores para os robôs sociais desenvolvidos pela ASUS.
Se você é professora ou professor e tem interesse em fazer uma aula mais interativa com o robô e seus alunos, nos envie uma mensagem (proj.perspectivas@gmail.com). Podemos preparar uma interação via reunião online ou, se você estiver em São Paulo e região, podemos tentar fazer presencial.
Kits didáticos
Conceitos básicos
Ambiente (simulador) para o Zenbo Jr.
- Comandos sequenciais:
- Zenbo Jr. videoaula, programa .zba (zip), plano de aula
- Zenbo (em breve)
- O comando IF-THEN
- Zenbo Jr. videoaula, programa .zba (zip), plano de aula
- Zenbo (em breve)
- O comando IF-THEN-ELSE
- Zenbo Jr. videoaula, programa .zba (zip), plano de aula
- Zenbo (em breve)
- O comando REPEAT (em construção)
- Zenbo Jr. videoaula, programa .zba (zip), plano de aula
- Zenbo (em breve)
- O comando REPEAT UNTIL
- Zenbo Jr. videoaula, programa .zba (zip), plano de aula
- Zenbo (em breve)
Desafios
- Caminho mínimo e programação de qualidade *
- Cuidando de nossos animais de estimação *
- Material originalmente desenvolvido pelas coordenadoras do projeto PeRSpectIvAs, em colaboração com o projeto GRACE (PET-SI-EACH), para o evento “Vai ter menina na ciência”. Adaptado para o projeto PeRSpectIvAs.
Links úteis
Scratch – uma outra possibilidade para programação por blocos: https://scratch.mit.edu/
Scratch Brasil: http://www.scratchbrasil.net.br/