Quando programamos nos deparamos com muitas palavras na língua inglesa. As ditas “palavras reservadas” das linguagens de programação são todas em inglês: palavras que indicam comandos, nomes de bibliotecas, nomes de pacotes, o próprio nome de algumas linguagens. Embora a língua inglesa seja usada nas linguagens de programação, o significado e uso das palavras se tornam naturais para o programador a partir do momento em que ele passa a praticar programação.
Mas, no intuito de tornar as coisas mais claras, a equipe PeRSpectIvAs resolver criar um dicionário técnico. Assim, se você está estudando com o nosso material, sempre que você quiser saber um pouco mais sobre uma palavra, você pode procurar aqui. Você também pode procurar em dicionários, é claro. Aqui nós vamos nos ater aos significados que interessam mais no contexto de nossos programas, de nossos desafios de programação e dos ambientes de programação com os quais estamos trabalhando.
Se você não encontrou aqui uma palavra que foi usada em nossas explicações, nos avise por email: proj.perspectivas@gmail.com
Se você acha que nossa definição não está correta, envie-nos a sua colaboração por email: proj.perspectivas@gmail.com
- ABOUT:
- na função de preposição: sobre, com relação a. É uma palavra que aparece muito como item de menu nos ambientes de programação, em software e aplicativos, indicando uma opção para conhecer um pouco mais sobre aquele ambiente, software ou aplicativo. Essa palavra também pode ser usada como um advérbio ou um adjetivo. Nesses casos, ela terá outro significado.
- BLUE:
- na função de substantivo: azul. Pode ser usada como o valor do parâmetro “COR” em um comando que atribuirá uma cor a um elemento gráfico, como o ponto de um gráfico. Essa palavra também pode ser usada como um adjetivo ou um verbo e, nesses casos, assumirá outros significados.
- COLOR:
- na função de substantivo: cor. Uma qualidade/aspecto que você vê quando olha para algo, por exemplo: azul. Em programação, a palavra COLOR pode aparecer como o nome de um parâmetro. Essa palavra também pode ser usada como um verbo, com outro significado.
- CONNECT:
- na função de verbo: conectar, estabelecer comunicação. No ambiente de programação por blocos dos robôs Zenbo e Zenbo Jr, uma das opções de menu é CONNECT – ela serve para estabelecer uma comunicação via rede entre o ambiente e o robô e então enviar um programa desenvolvido no ambiente para o robô. Uma vez no robô, o programa pode ser executado e fazer o robô funcionar de acordo com as instruções organizadas no programa. Também encontramos essa palavra em software que solicitam o estabelecimento de comunicação com outros softwares ou dispositivos.
- DRIVE:
- na função de substantivo: unidade (para o contexto da computação), condução (significado para o contexto geral). No contexto de comutação, um drive é um dispositivo (também chamado de “unidade”) para leitura ou escrita em mídia magnética, óptica ou eletrônica (como fitas, discos rígidos ou memória flash). “Drive” também é o nome de um serviço de armazenamento em nuvem oferecido pela empresa Google. A palavra DRIVE ainda pode assumir muitos outros significados. Um significado bastante comum CONDUZIR ou DIRIGIR, nesse caso, assumindo função de verbo.
- DRONE:
- na função de substantivo: zangão – abelha macho sem ferrão que tem o papel de acasalar com a rainha e não coleta néctar ou pólen ou um som monótono. Porém, o sentido que estamos usando em nossos materias é: um veículo áereo não tripulado (VANT), guiado por controle remoto ou por computadores de bordo. Os VANTs receberam o nome de drone porque o seu desenvolvimento foi inspirado, entre outras coisas, nas bombas voadoras alemãs construídas na Segunda Guerra Mundial, popularmente conhecidas como buzz bomb (bomba de zumbido) devido ao barulho que faziam enquanto voavam.
… em construção
- ELSE:
- na função de advérbio: caso contrário, senão. ELSE é uma palavra muito usada em programação porque integra o bloco lógico de seleção IF-THEN-ELSE (em português, SE-ENTÃO-SENÃO). Na cláusula ELSE serão colocados os comandos que devem ser executados caso uma “condição” não seja satisfeita, ou seja, “caso contrário, faça isso“. A palavra ELSE também pode ser usada na função de adjetivo, com outro significado.
- FILE:
- na função de substantivo: arquivo. Antes da era digital, estabelecida pelos computadores, as informações eram armazenadas por escrito, em papel. Então, para organizar tudo, as pessoas guardavam esses papéis em pastas e armários. Com o advento dos computadores pessoais, a metáfora se estabeleceu e FILE, ou arquivo em português, é um elemento digital que permite armazenar informações em um computador. Muitos outros significados podem ser associados à palavra FILE.
- FLOAT:
- na função de verbo: flutuar. Em Python, números reais são do tipo float, indicando que a representação de números reais ocorre em notação com vírgula flutuante ou floating point. Algumas pessoas traduzem como “ponto flutuante”. Entretanto, como estamos falando de números reais e, em português, separamos a parte inteira da parte decimal usando uma “vírgula” (em vez de um “ponto”, como se faz em inglês), podemos traduzir como “vírgula flutuante”. Um exemplo de representação com “vírgula flutuante” é: o número 0,25456 x 102 (usando a base decimal) que em notação tradicional seria 25,456.
- FOR:
- na função de preposição: para. A palavra FOR pode ser usada, por exemplo, para indicar uma enumeração. Em um sentido similar, a palavra FOR é usada para indicar uma estrutura de repetição (um laço, ou loop), em um controle de fluxo de um programa. É utilizado junto a uma uma variável que indica quantas vezes o laço deve ser executado. Curiosidade: FOR também pode ser usada para indicar “FREE ON RAIL”, uma expressão antiga que informa que o comprador de uma mercadoria não pagará os custos que o vendedor tem de levar a mercadoria até o trem que a levará para a cidade do comprador.
- GREEN
- na função de substantivo: verde. Pode ser usada como o valor do parâmetro “COR” em um comando que atribui uma cor a um elemento gráfico, como o ponto de um gráfico. Essa palavra também pode ser usada como um adjetivo ou um verbo e, nesses casos, assume outros significados.
- HAPPY
- na função de adjetivo: feliz. Sentimento de prazer. Quando alguém desfruta de bem-estar e contentamento. Um sentimento que uma pessoa tem para com a outra ou por causa de alguma coisa. No contexto do uso dessa palavra nos nossos exercícios, estamos falando de uma expressão facial do robô Zenbo Jr. que expressa o sentimento de bem-estar.
- HELLO
- na função de substantivo: oi ou olá. Usado como saudação. Em nossos estudos, encontramos essa palavra junto com a palavra “World” (mundo) na expressão “Hello World”. Trata-se de uma saudação ao mundo, usada junto de um comando de impressão (print), em um programa. A intenção é expressar que o programa funcionou.
- IF
- na função de conjunção (para expressar uma condição): “se” ou “no caso de”. Em programação, o IF é uma palavra usada para especificar uma estrutura de condição. Essa estrutura indica que uma expressão será avaliada. A depender do resultado da avaliação, uma determinada ação será executada.
- IMPORT
- na função de verbo: importar. Em computação a palavra IMPORT pode ser usada em dois contextos. Dentro do que estamos estudando, ela é usada no sentido de “importar” um conjunto de arquivos ou funções, ou seja, tornar esse conjunto de arquivos ou funções acessíveis para serem usados. Uma outra forma de usar IMPORT é no sentido de fazer uma transformar um arquivo (ou dados) de um formato para outro, geralmente criando um novo arquivo (ou uma nova estrutura de organização de dados).
- INPUT
- na função de substantivo: entrada. Na computação, uma entrada é um dado (ou um conjunto de dados), informação ou algum elemento que armazena dados, que são fornecidos para uso em um sistema de processamento de dados.
- INTEGER
- na função de substantivo: inteiro. Qualquer um dos números naturais, os negativos desses números, ou zero. No contexto de nosso estudo, trata-se de um tipo de dado, que é associado a alguma variável.
- LABEL
- na função de substantivo: etiqueta ou rótulo. Palavra ou frase que descreve ou identifica algo ou alguém. Essa é uma palavra usada em algumas linguagens de programação como uma “palavra reservada” na construção de um gráfico. O “label” será o indicativo da etiqueta (rótulo) de um eixo do gráfico.
- LANGUAGE
- na função de substantivo: linguagem. Sistema formal de sinais e símbolos (como o PYTHON) incluindo regras para a formação e transformação de expressões corretas e aceitáveis. Também é traduzida como “língua”, no sentido de língua portuguesa, por exemplo. Nesse caso, trata-se de um instrumento de comunicação, no qual usa-se palavras, sua pronúncia e métodos de combinação. Uma língua é usada e compreendida por uma comunidade.
- LEGEND
- na função de substantivo: legenda. Para o contexto do nosso estudo, uma legenda pode ser uma inscrição ou título em um objeto ou uma lista explicativa dos símbolos em um mapa ou gráfico. Uma outra tradução muito usada para a palavra LEGEND é “lenda”.
- LIBRARY
- na função de substantivo: biblioteca. No uso comum da palavra, o significado de biblioteca é um local em que materiais literários, musicais, artísticos ou de referência são mantidos para uso, mas não para venda. Quando estamos usando linguagem de programação, a palavra biblioteca é usada para indicar algo similar: em uma biblioteca estão organizadas coleções de funções ou métodos (programas) construídos para realizar uma ação referente a um assunto em especial. Por exemplo, em uma biblioteca gráfica temos funções ou métodos que executam ações referentes à exibição de formas e cores na tela.
- LIST
- na função de substantivo: Lista. Uma série simples de palavras ou numerais (como nomes de pessoas ou objetos). Em Python há um tipo de dado chamado LIST.
- MATH
- na função de substantivo: matemática. A ciência dos números e suas operações, inter-relações, combinações, generalizações e abstrações. Também usado como abreviação para o adjetivo mathematical, que significa “matemático”; e para o substantivo mathematician que significa “o especialista em matemática”.
- NOTEBOOK
- na função de substantivo: caderno/um tipo pequeno e especial de laptop. Em inglês, a palavra notebook se refere a um caderno ou a um tipo pequeno e especial de laptop. No Brasil, usamos notebook com o mesmo significado de laptop. Um laptop é um computador portátil, que integra processador, teclado, mouse e tela, e capaz de funcionar a partir do uso de uma bateria.
- PACKAGE
- na função de substantivo: pacote. Na programação, um pacote é uma coleção de softwares relacionados e prontos para uso. Similar à palavra library.
- PLOT
- na função de verbo: traçar (um mapa) Localizar ou desenhar (um ponto) por meio de coordenadas espaciais; localizar ou desenhar (uma curva) por pontos; representar (uma equação) por meio de um desenho de uma curva.
- PRINT
- na função de verbo: Imprimir ou estampar alguma coisa sobre ou em algum material. Na computação, PRINT é geralmente usado por linguagens de programação para especificar um comando que exibe mensagens na tela, grava ou as envia para outro dispositivo (por exemplo, uma impressora).
- PYTHON
- nome próprio Python é uma linguagem de programação bastante utilizada na construção de aplicativos. Nosso projeto tem o ensino de programação com Python como um de seus objetivos. Python foi criada nos Países Baixos e o seu nome foi inspirado em um grupo de comédia britânico (Monty Python ou The Pythons).
- REDO
- na função de verbo: fazer novamente , fazer mais ou fazer outra vez. No contexto da computação, a palavra REDO frequentemente aparece como um comando em um software que permite refazer a última ação desfeita. Executar repetidas vezes um comando REDO resulta na repetição, em ordem cronológica, de uma lista ações que foram desfeitas.
- SCATTER
- na função de substantivo: dispersão, separar e ir em várias direções e espalhar. Quando usado como nome de um gráfico – gráfico de dispersão – indica uma representação gráfica de dados representados por duas ou mais variáveis organizadas por meio de coordenadas cartesianas.
- SMARTPHONE
- na função de substantivo: telefone ou celular. Telefone celular (portátil) que possui funções adicionais de software (como e-mail ou navegador de internet).
- SONAR
- na função de substantivo: sonar. Um método ou dispositivo para detectar e localizar objetos especialmente debaixo d’água, por meio de ondas sonoras enviadas para serem refletidas pelos objetos. O uso dessa palavra no nosso material diz respeito a um sensor de obstáculo do robô Zenbo Jr..
- START
- na função de verbo: começar. Para iniciar o uso, para causar movimentação, ação ou operação. Essa palavra também pode ser usada na função de substantivo, significando “começo“, um início de movimento, atividade ou desenvolvimento. Essa palavra é usada para marcar o início de um programa para os robôs Zenbo e Zenbo Jr., também indicando que as ações que o robô executará iniciarão naquele ponto (onde o START está colocado).
- STRING
- na função de substantivo: linha /corda. Uma série de coisas dispostas em linha. Uma sequência de caracteres. Em programação, STRING pode ser usado como um tipo de dado.
- TABLET
- na função de substantivo: tabuleta. Um dispositivo de computação móvel que tenha uma forma plana e retangular como a de uma revista ou bloco de papel. Geralmente controlado por meio de uma tela sensível ao toque, e que é normalmente usado para acessar a internet, assistir vídeos, jogar jogos, ler livros eletrônicos, etc.
- TYPE
- na função de substantivo: tipo. Na programação, o “tipo” é atribuído a uma variável a fim de designá-la para receber determinados valores – valores de uma classe de valores. Na função de verbo, significa escrever algo em uma máquina de escrever ou inserir dados em um computador por meio de um teclado.
- UNDO
- na função de verbo: desfazer. Tornar sem efeito ou como se não fosse feito, anular. No contexto da computação, a palavra UNDO frequentemente aparece como um comando em um software que permite desfazer a última ação executada. Executar repetidas vezes um comando UNDO resulta na repetição, em ordem cronológica inversa, de uma lista de ações já antes executadas.
- WHILE
- na função de conjunção: enquanto ou durante o tempo que. Palavra usada para construir um comando de controle de fluxo de programação. Esse comando permite repetir instruções enquanto uma condição for verdadeira.
- WORLD
- na função de substantivo: mundo. A terra e todas as pessoas e coisas que habitam nela. No nosso estudo, esse substantivo é referente à expressão de “Hello world”, que foi utilizado na construção de nosso primeiro programa.
… em constante construção