O projeto PeRSpectIvAs tem o objetivo de potencializar o ensino de programação e o auto aprendizado de programação com vista à compreensão de conceitos e aplicações de inteligência artificial e robótica social.
A robótica social ainda não está presente na rotina das pessoas, mas estará inserida no cotidiano da sociedade nos próximos anos. A inteligência artificial está mudando as relações com a sociedade, principalmente as relações de trabalho, exigindo novas habilidades para interagir com produtos e serviços tecnológicos. Uma sociedade que não se habilite para absorvê-los estará marginalizada.
O público alvo são alunos das séries finais do ensino fundamental II. A escolha desse público está motivada pela intenção de impulsionar a educação digital e a inclusão digital.
Adolescentes são os indivíduos que no futuro estarão inseridos em uma realidade social e de trabalho totalmente influenciada por um novo modo de interagir com a tecnologia, em todos os campos do conhecimento e setores produtivos. A união do ensino de programação com a compreensão e esclarecimento sobre as potencialidades da inteligência artificial e da robótica para uso pessoal deve impulsionar tal inclusão.
O projeto PeRSpectIvAs tem o apoio:
- da Comissão de Cultura e Extensão da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (CCEX-EACH-USP)
- da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP)
- do Programa Unificado de Bolsas para apoio e formação de estudantes de graduação (PUB-USP)
- da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP)
- do Banco Santander, sob o 6º edital SANTANDER/USP/FUSP