Projeto PeRSpectIvAs

Programação

Programar é escrever! Escrever seguindo regras de uma linguagem (a linguagem de programação) e com o objetivo de usar uma máquina (o computador) para realizar uma tarefa. Em geral, essa tarefa é a resolução de um problema. O resultado desse processo de escrita é um programa, que pode ser entendido com um conjunto de instruções organizadas de uma maneira lógica. Quando esse programa está pronto, ele pode ser executado no computador. Isso significa que as instruções serão executadas e um resultado será produzido como solução para um problema.

Mas antes de escrever um programa é útil que nós desenvolvamos um algoritmo. Um algoritmo é uma sequência finita de passos bem definidos e executáveis. Nós costumamos desenvolver e executar algoritmos a todo momento no nosso dia a dia. Por exemplo, se precisarmos pregar um quadro na parede, nós precisaremos fazer um planejamento de ações:

  1. pegar um lápis
  2. medir a altura em que o quadro deve ficar
  3. marcar com o lápis o local onde o prego será colocado
  4. guardar o lápis
  5. pegar o martelo
  6. pegar o prego
  7. pregar o prego na parede com o martelo
  8. pegar o quadro
  9. encaixa o quadro no prego.

Sempre que vamos resolver um problema, nós construímos um algoritmo, ainda que apenas mentalmente. É o nosso plano de ação. Um programa de computador é a escrita desse plano de ação (ou algoritmo) seguindo as regras da linguagem de programação. Uma vez que nós escrevemos o programa, ele precisará ser preparado para ser executado pelo computador. Mas isso é uma conversa para outra hora ….

Quando o primeiro programa de computador foi construído?

O primeiro programa de computador foi construído em 1843 pela Condessa Ada Lovelace. O programa construído pela Ada resolvia a tarefa de calcular os números de Bernoulli (usados para cálculos na física), e foi escrito para o computador analítica de Charles Babbage.

Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace

Toda segunda terça-feira de outubro comemoramos o Dia da Ada Lovelace — dia de inspirar mulheres a trabalhar na área de tecnologia.

Por que aprender a programar?

Computadores estão presentes na nossa rotina. Um smartphone é um computador. Várias coisas em um carro moderno é controlada e executada porque há um pequeno computador acoplado a esse carro. Até a nossa televisão hoje tem componentes que estão relacionados à computação. Lembre-se que o que faz um computador executar tarefas são os programas. Então, se eu sei construir um programa, eu sei fazer computadores executarem tarefas. ISSO É SENSACIONAL, não é?

Mas aprender a programar é mais do que simplesmente fazer programas. Quando programamos exercitamos nosso raciocínio, estimulamos nossa criatividade e desenvolvemos ou aprimoramos novas habilidades. Além disso, programar nos abre um mundo de possibilidades de fazer a diferença. Imagine quantos programas legais podemos fazer para ajudar as pessoas e a sociedade?

Como disse Drew Houston, diretor executivo da Dropbox Inc.:

“(…) the closest thing we have to a superpower.”

Entre para o mundo da programação com o material oferecido pela equipe do projeto PeRSpectIvAs!